Canal Ricardo Vale
Entrar  \/ 
x
ou
 Usar o Facebook  Usar o Google
Cadastrar  \/ 
x

ou
 Usar o Facebook  Usar o Google

Homenagem Arlete Sampaio

Senhora Presidente.

Senhoras e Senhores Deputados.

Ilustres convidados.

Quero iniciar minha fala com duas palavras: MUITO OBRIGADO. Muito obrigado Deputado Wasny de Roure, pela oportunidade de participar desta solenidade que homenageia de forma justa e indiscutível uma grande mulher. Muito obrigado companheira Arlete Sampaio, por me permitir fazer parte desse momento tão bonito, tão emocionante e de enorme valor histórico para todos que partilharam e partilham de sua trajetória pessoal e política.

A primeira reflexão que faço é sobre Direitos Humanos. A discussão globalizada sobre os avanços do papel das mulheres na sociedade reforça minha confiança de que a humanidade caminha na direção de um mundo mais igual em direitos de gêneros.

Atestar, por meio de uma condecoração honrosa, tudo que Arlete Sampaio fez pelo Distrito Federal e pelos seus cidadãos e cidadãs, reacende em mim a esperança de que as mulheres conquistam, de forma firme e corajosa, seu espaço de direito em todos os segmentos da sociedade.

Conceder o título de Cidadã Honorária a uma pessoa significa reconhecer oficialmente seus valores, seu trabalho e sua dedicação em prol do desenvolvimento de uma localidade e de dias melhores para uma comunidade.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um filho (a), irmão, um conterrâneo, uma pessoa pertencente àquela terra.

A ocasião solene que ora vivemos apenas registra a entrega do documento. Porque a Arlete já é nossa, já é de Brasília, já é do Distrito Federal há longa data.

Falar da Arlete Sampaio me induz ao respeito. Respeito pela sua coragem, pela retidão de seus atos, pela coerência de seus pensamentos, pela sua luta incansável como militante da Saúde, sindicalista, candidata ao Senado, vice-governadora, responsável pela implantação do Orçamento Participativo no DF, deputada distrital, candidata a governadora, defensora árdua da Educação de qualidade e dos Direitos Humanos.

Então, Arlete, esta é a hora de dizer a você publicamente MUITO OBRIGADO. Muito obrigado pelos ensinamentos, pelo companheirismo generoso, pela companhia nos debates acirrados, tão característicos da democracia, e pela longa caminhada juntos no Partido dos Trabalhadores.

Só tenho um pedido a lhe fazer, Arlete. Guarde esta solenidade entre suas melhores lembranças. Ela reveste-se de enorme importância para a grande família petista, para os homens e as mulheres que como você e eu não fogem de suas responsabilidades, do seu compromisso com as lutas de esquerda e com a defesa intransigente das liberdades democráticas.

Receba o meu abraço companheiro e carinhoso.

Muito Obrigado.

Entre para postar comentários