Canal Ricardo Vale
Entrar  \/ 
x
ou
 Usar o Facebook  Usar o Google
Cadastrar  \/ 
x

ou
 Usar o Facebook  Usar o Google

Últimas Interações

A boa lei é aquela que é coletiva, produz efeitos de harmonia e boa convivência entre os beneficiado...
Parabéns deputado Ricardo Vale, pela coragem. Acredito que esta ação, devolve ao estudante da UnB, a...
Prezado Ricardo,
Li sua proposta sobre tarifa zero no transporte público urbano e se me permite, go...
Também gostaria de saber qual é o impacto geral dessa lei. <+>
Gostaria de saber qual é o impacto geral com a mudança dessa lei. O que o senhor deputado está suger...

Ponte antiga, nome novo

Ponte Honestino Guimarães homenageia os que lutaram contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil

Quarta, 08 Julho 2015 16:45

O Projeto de Lei 130/2015, de iniciativa do deputado Ricardo Vale (PT) e aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, dá nova denominação à Ponte Costa e Silva, que passa a ter o nome de Honestino Guimarães, em homenagem ao estudante da UnB morto pelo regime militar.


O parlamentar defende que a proposta vai ao encontro de medidas adotadas em outras capitais brasileiras, onde nomes de protagonistas da Ditadura Militar estão sendo substituídos em monumentos, prédios públicos e logradouros.


Honestino Guimarães lutou contra os golpistas de 64 e foi torturado e morto nos porões escuros dos anos de chumbo, o período mais terrível da história do Brasil.
Ricardo Vale defende que a mudança do nome da ponte não tem a intenção de apagar a história. “Pelo contrário, é para lembrar a todo instante de um tempo em que as liberdades democráticas foram arrancadas do povo brasileiro pelas forças militares. Para que ninguém esqueça. Para que nunca mais aconteça”.


Segundo Conceição Freitas, cronista do Jornal Correio Brasiliense, a Ponte Honestino Guimarães é a mais linda de Brasília, um projeto primoroso de Oscar Niemeyer. “A Ponte do Oscar trisca o Lago duas vezes antes de chegar às duas pontas opostas. De longe, lembra duas garças de asas abertas aterrissando levemente sobre o espelho d’água.”


O Projeto de Lei para alteração do nome da ponte foi aprovado pelos deputados na sessão do dia 30 de junho e aguarda a sanção do governador do Distrito Federal.

Entre para postar comentários